Especial Tião Macalé

26/Outubro de 2005 – Há 12 anos, morria o comediante cujo nome: Augusto Temístocles Silva, Nascido em 1926, nome artístico Tião Macalé, integrante do ex-grupo Os Trapalhões, com o sotaque engraçado e conhecido pelo famoso "Ih Nojento, tcham!!!"

Curiosidades:

- Fica nacionalmente conhecido no programa humorístico "Balança Mais Não Cai", como o "crioulo difícil" ao lado da atriz Marina Miranda, a "crioula difícil".

- Estréia no cinema em 1970, no filme Os Caras de Pau, mas a grande base de trabalho é o programa dos Trapalhões.

- E num comercial para o supermercado Disco que o artista consagra a expressão "nojento".

- No final de 1992 sofre um derrame e passa a trabalhar com dificuldade.

- Falece em 26 de outubro de 1993, aos 67 anos de idade, vítima de infecção pulmonar, em São José do Rio Preto, SP.

Acima: Tião Macalé e Marina Miranda durante as gravações do Supermercado Disco

Confira a Matéria na íntegra divulgada por um jornal na época:

 

Morre o humorista Tião Macalé

 

Rio, 26 (AE) - O humorista Tião Macalé, de 67 anos, morreu no início da madrugada de hoje na Casa de Saúde São José do Rio Preto, em Rio Preto, interior de São Paulo, vítima de infecção pulmonar. O artista estava internado no Centro de Tratamento Intensivo do hospital desde o dia 3 de outubro.

 

Durante a madrugada, o estado clínico de Tião Macalé se agravou em decorrência de diabetes, problemas cardíacos, infecção urinária e acidente vascular cerebral.

O corpo do artista foi para o Rio no final da manhã de hoje. O enterro do artista estava previsto para às 16 horas no cemitério de São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio.

 

Augusto Temistócles Silva, o Tião Macalé, se tornou conhecido ao interpretar o personagem "crioulo difícil" ao lado da atriz Marina Miranda, a "crioula difícil", do programa "Balança Mas Não Cai". Juntos, eles se transformaram numa das duplas mais requisitadas para comerciais. E foi exatamente em um comercial feito para o Supermercado Disco que o artista consagrou a expressão "nojento". A atriz Marina Miranda, amiga do artista desde a época áurea da rádio nacional, na década de 50, contou que nos últimos tempos Tião Macalé estava "muito fraco".

 

Ao lado o humorista em atuação no programa Os Trapalhões

Marina Miranda disse que desde o final do ano passado, quando sofreu um derrame, o artista vinha trabalhando com certa dificuldade. Mesmo assim continuou fazendo alguns quadros no programa "Os Trapalhões". Há pouco mais de um mês, segundo Marina Miranda, o artista obteve uma licença de "Os Trapalhões" para fazer este show no interior de São Paulo. Assim que chegou a Rio Preto, Tião Macalé passou mal e precisou ficar internado. "Ele ainda trabalhava, mas não estava bem", contou a atriz.

 

Tião Macalé morava sozinho em um pequeno apartamento que comprou em Copacabana, Zona Sul do Rio. "Ele comprou o apartamento com o dinheiro dos comerciais", lembrou a atriz. Bastante abatida com a morte do amigo, "parecíamos irmãos", Marina Miranda contou que Tião Macalé tinha muitos amigos e que, apesar da doença, estava bem.

 

Fechar