10 Anos sem Mussum

Nos últimos dias, Aontônio Carlos Gomes dos Santos, o Mussum, voltou a acupar espaço na mídia. A mãe de um de seus filhos do artista foi despejadade um imóvel, no Rio de Janeiro, e trouxe à tona a questão da demora na conclusão do inventário do ator, que faleceu em 1994.

Os cinco herdeiros não tocam no valor so espólio. dizem apenas que Mussum deixou dinheiro e imóveis e que Maria Francisco, a mãe do filho mais novo, de 10 anos, foi a única a receber parte dos bens, liberados pela justiça, já que o menino é menor de idade.

A vida artística de Mussum foi agitada. Ele dividiu a carreira entre o grupo de pagode Os Originais do Sambae o programa de tv Os Trapalhões, dois absolutos sucessos. Em aproximadamente 30 anos de palco, fez o o povo brasileiro dançar, cantar, e sorrir. O jeito de falar, carregando nos 'is' finais, marcou o personagem. Que até hoje há sites na internet como o Mussumgrapher, um corretor ortográico que põe qualquer palavra digitada na língua do Mussum. Há dez anos, um transplante de coração, seguido de infecção hospitalar, levou a estrela para outra constelação.

 

Começo:

O menino pobre, Antonio Carlos, perdeu o pai cedo e foi criado com dificuldades pela mão, Malvina, que trabalhava como doméstica, nasceu no morro da Cachoeirinha, no Lins, zona norte do Rio. Depois mudou para rua São FranciscoXavier, em frente ao morro da Mangueira. Estava sempre lá, daí o contato com a música. Nos anos 60, era passista da escola de Samba. Mais tarde virou diretor de harmonia da ala das baianas.

Carreira:

Quem diria, o agitadíssimo e irreverente Mussum vestiu o uniforme da Aeronáutica durante 8 anos. Ele cabo e aproveitava as folgas para tocar e cantar.

Saiu da vida militar direto para a Caravana Cultural de Carlos Machado. Foi lá que conheceu Grande Otélo, que lhe deu o apelido de Mussum, um peixe de cor escura parecido com uma cobra. Acabou formando o grupo Os Sete Modernos do Samba, que virou Os Originais do Samba.

Em 1969, Chico Anysio o levou para trabalhar na Escolinha do Professor Raimundo, programa que comandava na TV TUPI.

Em 1976, ele foi convidade por Dedé Santana para compor o grupo Os Trapalhões. Cinco anso depois, deixou os Originais para dedicar-se à carreira na Tv.

Depois de uma longa carreira na Tv (podendo ser conferida neste site). Mas com alguns desastres ocorridos a partir da década de 90, não foi muito boa para Os Trapalhões. Com a morte do Zacaria em 1989 e, quatro anos depois, Mussum. Com as perdas, o programa saiu do ar.

Em 30 anos de carreira, o irreverente mussum viajou pelo mundo e participu brilhantemente na tv e na música.

 

Quatro filhos e um Casamento:

A vida pessoal foi agitada com quatro filhos e um csamento, de quatro uniões diferentes. Augusto Bernardes Gomes (foto), de 38 anos, é filho de Lani Castro dos Santos, fruto de uma união estável de 10 anos.

Inventário ainda não terminou:

Os herdeiros de Mussum devem se reunir-se em breve para tentar por um ponto final no inventário que arrasta há quase 10 anos. Quando se fala no assunto as opiniões se divergem. Uns acham que a esposa legítima, Neila, a inventariante, não fez questão de que o inventário termine. Ela por sua vez, diz que é a maior interessada no fim do processo, já que precisa arcar com despesas como o condomínio dos imóveis que não estão alugados.

Esperamos que tudo se resolva da maneira melhor, possível!!!

 

Página Principal - Página Inicial

<< Voltar